DESIGN, UMA ABORDAGEM PARA LIDAR COM PROBLEMAS COMPLEXOS
- Larissa Mayer Munhos
- 14 de jul.
- 2 min de leitura
Soluções podem emergir de forma imprevisível como resultado da integração de informações, conhecimentos, habilidades, inteligências, intuições e experimentações.
A orientação do processo de resolução de problemas muda da análise para a integração. das partes para os padrões que emergem do todo.
Mas qual a diferença de problemas complexos e complicados?
PROBLEMA COMPLICADO
Imagine uma máquina, um motor, uma rede elétrica,... Por mais sofisticados que sejam, são previsíveis. Por mais intrincado ou desafiador que seja o problema, pode ser resolvido com conhecimento técnico. Um especialista conhecerá todas as partes envolvias, suas funções e como interagem entre si. Existe um caminho conhecido para se chegar à solução.
PROBLEMA COMPLEXO
A característica dos problemas complexos é que envolvem muitas partes interdependentes que alteram constantemente suas conexões. Os problemas complexos, são dinâmicos e evoluem ao longo do tempo, tornando difícil prever o resultado das ações. Não existe uma única solução correta. Existem diversas possibilidades.

Nosso corpo e os sistemas biológicos são ótimos exemplos. Suas interações e seus circuitos mudam continuamente para se adaptar ao meio.
Organizações sociais, como as empresas, também são complexas. Problemas associados à cultura, à comunicação, ao trabalho em equipes ou gestão da experiência do cliente, por exemplo, envolvem múltiplos atores e fatores interdependentes que se adaptam alterando suas relações.
Não adianta querer "destrinchar" o problema para conhecer suas partes. O foco está nas interações e nos padrões produzidos por elas.
O Design é a melhor abordagem para lidar com a complexidade e com a imprevisibilidade porque acontece através de processos de conexão profunda com a realidade, que envolvem empatia, intuição e criatividade coletivas, integram conhecimentos, combinam ideias, testam e iteram diferentes soluções.
Depois que as soluções emergem, as pessoas não sabem explicar como chegaram até elas. Não sabem reconstruir o caminho de volta.
O Design é usado para resolver problemas complexos, mas ele próprio ocorre como um processo complexo, já que envolve colaboração de pessoas com diferentes conhecimentos e habilidades, interagindo de forma imprevisível e produzindo uma inteligência que é maior do que a soma de todas as inteligências individuais.
Concluindo, diferentemente da resolução de PROBLEMAS COMPLICADOS, que envolvem um processo analítico e o entendimento DE CADA PARTE e de suas interconexões, para solucionar PROBLEMAS COMPLEXOS, o processo é inverso: as informações, as emoções, os conhecimentos, as inteligências individuais são INTEGRADAS e a solução EMERGE de um processo de interações imprevisível.



Comentários