Soluções

Liderança Coerente
Muitas vezes, uma empresa deseja promover mudanças para se adaptar a uma nova condição externa, melhorar seus resultados, aumentar a fidelidade dos clientes ou o engajamento das equipes.
Qualquer que seja o foco da mudança, ela precisa ser conduzida de forma consciente, a partir do autoconhecimento organizacional, compreendendo que os resultados são produzidos por um "jeito de fazer as coisas" sustentado por forças culturais e estruturais que precisam ser observadas e entendidas de forma integrada.
Na prática, como podemos ajudar?
-
Investigamos o problema na perspectiva dos principais stakeholders e mapeamos as suas experiências.
-
Identificamos os padrões de comportamento interno que produzem tais resultados e experiências.
-
Identificamos as estruturas, práticas, modelos mentais, símbolos e layouts que influenciam esses padrões.
-
Ajudamos as lideranças no processo de reflexão e condução das mudanças com pensamento sistêmico, reconhecendo as forças que moldam os comportamentos e os resultados, trilhando caminhos que respeitem sua identidade, cultura e talentos.
Conduzindo mudanças profundas com visão sistêmica, consciência e integridade cultural.
Tirando a Estratégia
do Papel
Por que tantas estratégias não conseguem sair do papel?
Sua empresa pode ter definido com clareza sua missão, visão e propósito, assim como pode ter desenhado uma estratégia inteligente e oportuna para lidar com o contexto atual e prosperar.
Acreditamos que é no nível da cultura que o sucesso das mudanças propostas será decidido. Cultura é sobre como as pessoas se comportam coletivamente, como tomam decisões, como tratam o cliente, como interagem e como priorizam as ações no dia a dia. A cultura define se as pessoas estão abertas à mudança ou são resistentes a ela, se acreditam ou desconfiam do plano estratégico.
Na prática, como podemos ajudar?
-
Acessamos Percepções e Expectativas Coletivas sore a Estratégia Desenhada
-
Acessamos a História da Empresa, dos fundadores, que práticas, que valores, que premissas levaram ao sucesso do no negócio
-
Identificamos riscos de implementação frente aderência da Estratégia à Cultura.
-
Ajudamos a conduzir mudanças conscientes: ajustes no planejamento podem ser necessários frente frente à realiade cultural presente, assim como mudanças culturais podem ser percebidas como necessárias.

Cultura Centrada
no Cliente
Mapeando Experiências
Mapear a experiência do cliente e de outros atores, como colaboradores e parceiros, pode ser o primeiro passo para iniciar um processo de mudança.
Os mapas:
-
Contam uma história, revelam os altos e baixos da jornada do cliente por meio de ilustrações e depoimentos, revelam emoções e criam conexão.
-
Ajudam a criar conexão com as dores das pessoas (clientes e colaboradores).
-
Possuem diferentes camadas, onde as perspectivas de diversos atores podem ser contrastadas.
-
Revelam padrões e apontam para problemas reincidentes, falhas sistêmicas e aspectos culturais.
-
Ajudam a construir uma visão sistêmica, que conecta resultados, gestão, estrutura e cultura, priorizando os caminhos da mudança.

Construindo uma Cultura Centrada no Cliente
A experiência do cliente é apenas a parte visível do iceberg. Abaixo da superfície, existe uma organização de pessoas interagindo e trabalhando para entregar valor ao cliente.
A experiência do cliente é o resultado. É o que os clientes veem, o que as pessoas percebem e falam sobre sua organização.
Centralidade no cliente está relacionada à cultura que sustenta esse resultado. Uma cultura centrada no cliente promove comportamentos que colocam o cliente no centro da estratégia, das ações e das tomadas de decisão: as pessoas se organizam, colaboram e inovam para ajudá-lo a alcançar seus objetivos e tornar sua jornada fluida.
Na prática, como podemos ajudar?
-
Mapeamos a experiência do cliente;
-
A partir dos pontos críticos, olhamos para dentro e identificamos padrões internos que produzem essa experiência.
-
A partir desse ponto, ajudamos a construir uma cultura centrada no cliente, adotando a mesma abordagem descrita na solução de mudanças conscientes.
